O que significa “design responsivo”?
Significa que, o conteúdo de um site será ajustado para se moldar ao tamanho da tela, por exemplo, uma tela mais larga pode mostrar muito mais conteúdo em várias colunas, enquanto um celular terá que esticar o conteúdo em uma única coluna apropriada para leitura em uma tela menor.
No que isso importa?
Tomando como exemplo o site do nosso case, OCP News, cerca de 80% do acessos mensais são através de dispositivos móveis. Pesquisas apontam que cerca de 2/3 (dois terços) das pessoas no planeta tem um dispositivo móvel, e pelo menos 1/3 (um terço) destes admitiram usar o celular como principal fonte para navegar em sites.
Em 2016, os acessos a internet feitos através de smartphones passaram pela primeira vez a quantidade de acessos feito por computador, e desde então, essa diferença aumentou de forma absurdamente rápida. Além disso, em 2015, a Google fez uma introdução sobre o assunto, e começou a recompensar sites que fossem otimizados para plataforma mobile.
Agora, os resultados de pesquisa beneficiam sites que oferecem uma boa experiência de usuário, além disso, também foi implementada uma estratégia de indexação para sites mobile-first, isto significa que para o Google é mais relevante analisar o comportamento do site em dispositivos móveis do que desktop.
Conclusão
O design responsivo facilita a navegação pelas páginas do site e melhora a experiência do usuário, que retorna em uma percepção positiva da sua marca e do seu negócio.
Se seu cliente poder acessar seu website facilmente em todas as plataformas, é mais provável que ele retorne para você para mais negócios no futuro e, mais do que provavelmente, signifique uma taxa de conversão mais alta para seu website.
Em um mundo em que tanto tráfego vem de dispositivos móveis, é importante que você esteja acomodando esse fator por meio de seu website. Com os websites otimizados para dispositivos móveis sendo agora um padrão do setor, tire um minuto para garantir que o design do seu site seja o melhor possível.