Fone e Whatsapp

(47) 3204-3588

Auin Tecnologia

Github na Microsoft, o que podemos esperar

Desenvolvedores precisam decidir se deixam seus códigos no repositório ou movem cópias de backup para o GitLab

Github

Há muito desconforto nas interwebs, já que mais de 28 milhões de desenvolvedores serão afetados pela aquisição do GitHub pela Microsoft. Alguns podem estar lidando bem com isso, mas você pode ter certeza que nem todos estão.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, tentou afastar qualquer temor dizendo: “A Microsoft é, primeiro, uma empresa que desenvolve e, ao unir forças com o GitHub, fortalecemos nosso compromisso com a liberdade, abertura e inovação dos desenvolvedores. Reconhecemos a responsabilidade da comunidade que assumimos com este acordo e faremos o nosso melhor trabalho para capacitar cada desenvolvedor a construir, inovar e resolver os desafios mais prementes do mundo.”

O GitHub manterá seu etos desenvolvedor e operará de forma independente para fornecer uma plataforma aberta para todos os desenvolvedores em todos os setores. Os desenvolvedores continuarão a poder usar as linguagens de programação, ferramentas e sistemas operacionais de sua escolha para seus projetos – e ainda poderão implementar seu código em qualquer sistema operacional, qualquer nuvem e qualquer dispositivo.

Antes mesmo de o negócio ser concluído, o GitLab aumentava dez vezes o número normal diário de códigos movidos para os seus repositórios. Esta semana, depois que a Microsoft anunciou oficialmente que estava comprando o GitHub por US $ 7,5 bilhões em ações da Microsoft, os repositórios importados dispararam.

Agora, com certeza, a Microsoft não é a mesma empresa de anos atrás quando abominava código aberto – quando o CEO Steve Ballmer chamou o código aberto de “câncer”. Isso foi algo apontado em 2014, quando o funcionário da Microsoft Scott Hanselman explicou que algumas pessoas que odeia a Microsoft o fazem com “raiva geracional”. Ele apontou várias maneiras pelas quais a empresa mudou ao colocar código-fonte no GitHub, abrir partes de .Net, Azure e Visual Studio .

Desde que o drama Microsoft-buys-GitHub começou, algumas pessoas lembram como a Microsoft “arruinou” o Skype quando o adquiriu por US $ 8,5 milhões em 2011. Na mesma linha de pensamento, outros apontam como a Microsoft lidou com o LinkedIn após a aquisição de US $ 26,2 em 2016.

A Microsoft mudou, mas você confia?

Mas o The Wall Street Journal acredita que, ao comprar o GitHub, a antiga reputação da Microsoft finalmente será abandonada. A empresa tem sua mão na RedHat , juntou – se à Linux Foundation, abriu o PowerShell e disponibilizou-a no Linux, trabalhou com a Canonical para executar o Ubuntu no Windows e é um dos principais contribuidores do GitHub .

Se você olhar para o passado recente, desde que Nadella se tornou CEO, a Microsoft parece ter mudado muito. Supondo que você odiava Microsoft em um ponto, e que você não pode, agora, a questão é:  Mas você pode confiar nela?

O especialista em segurança, Dr. Vesselin Bontchev, sugeriu que seria sensato ter cópias de backup de seu trabalho transferidas para o GitLab.

Dos cerca de 85 milhões de repositórios do GitHub, alguns pertencem a concorrentes da Microsoft, como Amazon e Google, para citar apenas alguns grandes nomes. Concorrentes da Microsoft provavelmente vão deixar GitHub, mas você iria embora já que Microsoft jura que quer ser amiga dos desenvolvedores?

Veja também: qual a importancia de um site para sua empresa

Compartilhe nosso post:

Relacionados

Scroll to Top